O Teatro do Oprimido


O Teatro do Oprimido é um conjunto de técnicas teatrais desenvolvida desde os anos 70 do século XX pelo dramaturgo e teatrólogo carioca Augusto Boal. O Teatro do Oprimido surgiu como uma necessidade da elite intelectual brasileira de expressar sua indignação como a ditadura. Em muito inspirado pelo teatro político de Brecht, e mesclando leituras artísticas diversas, como linguagem de jornal, por exemplo. O Teatro do Oprimido é um caleidoscópio de formas teatrais podendo acomodar diversos estilos de dramaturgia. O Teatro do Oprimido é um teatro que pretende devolver ao povo o direito de se expressar, discutir seus próprios problemas e procurar resolvê-los. 
O teatro do oprimido é teatro na acepção mais arcaica da palavra: todos os seres humanos são atores, porque agem, e espectadores, porque observam. Somos todos espect-atores. (…) a linguagem teatral é a linguagem humana por excelência, e a mais essencial. (BOAL, Augusto. em " O arco-íris do desejo")

 Boal (2002a) expõe suas ideias mencionando que o teatro é a primeira invenção do homem. No texto, Boal (2002a) fala que o homem dentre todos os animais é o único capaz de observar-se em ação, e o homem que se observa já se torna espectador e ator de sua própria vida, podendo assim aprender com suas próprias ações. Boal fala que “O teatro nasce quando o ser humano descobre que pode observar-se a si mesmo: ver-se em ação.” (Boal, 2002a, p. 27), a partir dessa observação de si mesmo surgem outras formas de representação da vida cotidiana, como a pintura, por exemplo. Boal conta que no princípio espectador e ator coexistem no mesmo ser que através da invenção do teatro se torna humano. Posteriormente o teatro passa a ser dividido entre atores e espectadores, é quando nasce o teatro tal qual é conhecido atualmente, mas que já pré-existia no homem que se observa em ação. Não é à-toa que mesmo a criança falando com a mãe já pratica teatro e que formas informais de teatro permanecem vivas até os dias atuais sem que para que sejam preservadas precisem da ajuda acadêmica.
O Teatro do Oprimido busca fazer com que o ser que observa volte a ser também o ser que age. Ele pretende tirar o espectador de sua poltrona confortável e fazê-lo agir. Boal acredita que ao devolver o palco ao espectador e torná-lo espectador/ator, ou como Boal gosta de chamar espect-ator, no teatro pode também modificar sua postura cotidiana e torná-lo uma pessoa mais atuante em sua vida como um todo. O Teatro do Oprimido atua em três principais campos: o educativo, o terapêutico e o social, sendo útil assim nas principais áreas de atuação das ciências humanas e da sociedade. Como Boal mesmo gosta de falar “todos podem atuar até mesmo os atores”.
Emanuelle Pontual, em "Teatro do Oprimido no Recife"